Juntos por um hospital público veterinário em Fortaleza

 

IMG_20160605_172354301_HDR

 

Cada dia que passa é visível o aumento de cães e gatos abandonados nas ruas de Fortaleza. Para agravar essa situação, ONGs que acolhem esses animais encontram-se cada vez mais lotadas.

Uma das soluções que poderia amenizar essa situação, seria a construção de um Hospital Veterinário Público. Em luta por esta causa, mais de 600 pessoas participaram da 2ª Cãomiada, no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, no último domingo (5/6).

Realizado pelo movimento São Francisco de Defesa Animal, o evento também arrecadou dinheiro para projetos que cuidam de animais abandonados. Arca de Noé, Abrace e Novelo de Lã são as ONGs beneficiadas pela venda das camisas do evento, estampadas pelo cachorro Grandão e o gato Baby, ambos resgatados das ruas.

Para Margareth Martins, representante da Abrace, um Hospital Veterinário seria muito importante para ajudar no resgate de animais, trabalho feito pelas ONGs, que arcam com todos os custos sozinhas.

“Muitas pessoas, infelizmente, abandonam os animais, porque não têm como tratar, o que poderia ser evitado com um hospital, que não atenderia somente as ONGs, mas também a população mais carente”.

rafaela e bia

Em meio àquela ‘multidão’ de animais reunidos, a maioria cachorros (lindos), encontro uma fofura, chamada Bia. Ela foi atropelada quando tinha 2 anos e perdeu os movimentos das patinhas traseiras. Graças à Rafaela Ferraro, sua mamãe adotiva, Bia foi resgatada e hoje recebe cuidados especiais e muito amor.

“Vim apoiar pessoalmente a causa, porque se houvesse um hospital público veterinário em Fortaleza, certamente a Bia estivesse bem melhor hoje. O hospital também será muito útil para oferecer cirurgias de castração, que são muito caras.”

Saiba mais

  • A primeira edição do evento aconteceu em outubro de 2015, com a presença de aproximadamente 300 pessoas e com o mesmo objetivo;
  • Fortaleza é uma das poucas capitais do Brasil que ainda não possui um hospital público para animais domésticos;
  • O primeiro Hospital Público Veterinário do Brasil foi inaugurado em 2012, na zona leste de São Paulo.

 

dogs

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *