Uma onda de cidadania na Praia da Caponga (CE)

Evandro Amaral

 

Sol, mar, surf e sala de aula, é nesse universo que acontece o Projeto Surf na Escola, uma iniciativa que vem mostrando que é possível formar cidadãos do bem, aliando educação, arte e esporte.

O projeto foi criado, há 9 anos, a partir do sonho de três irmãos em fazer do surf um vetor de transformação para o destino de crianças e jovens estudantes da rede pública de ensino na Praia da Caponga, em Cascavel.

Para Marquinhos Farney, responsável pelo projeto, é muito gratificante ver as crianças indo para o caminho do bem, fazendo coisas novas e seguindo sempre em frente e longe das drogas.

“O meu desejo é que esses jovens nunca deixem de sonhar e que apareçam novos projetos para várias crianças, para que elas não encontrem caminhos escuros na estrada da vida”

surf na escola o lado bom

Atualmente o Surf na Escola trabalha com mais de 100 crianças da comunidade e tem como base a educação, mesmo sendo o surf a atividade principal do projeto. Em contraturno com as escolas, os alunos também recebem acompanhamento pedagógico, aulas de arte e de música.

Para participar das aulas práticas dentro da água os alunos precisam passar pelo reforço escolar e ter um bom desempenho nos estudos. “As crianças trazem as tarefas de casa para serem feitas aqui no projeto e só fazem qualquer outra atividade depois que terminarem”, explica a educadora Bruna Gama.

Na praia, os alunos não apenas recebem aulas de surf, mas também de sustentabilidade, com mutirões de limpeza organizado constantemente pelo projeto.

 

surf na escola 3
Crianças do Projeto após atividade de limpeza da praia.

 

12106769_10204738542004955_1443901673004447580_n

Conheci o Surf na Escola com alguns amigos no ano passado. Foi uma manhã inteira de brincadeiras e aprendizado com essa garotada. É maravilho ver de perto o impacto dessa iniciativa na comunidade como um todo.

Comentários

comentários

Um comentário sobre “Uma onda de cidadania na Praia da Caponga (CE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *