Como a gratidão pode se tornar um estilo de vida?

gratidao-2

Hoje é um dia pra lá de especial! Dia de falar sobre GRATIDÃO, algo que se tem falado muito ultimamente, mas creio que muita gente ainda desconhece o poder transformador que esta palavra tem. A gratidão é um sentimento que está intrinsecamente ligado à felicidade e à prosperidade. Talvez você não veja lógica em um primeiro momento, mas ela é um requisito para se ter uma vida alegre e de sucesso. Em três perguntas, você verá que ser grato pode ser a fonte de transformação para uma nova vida:

Como perceber se alguém é grato?

O nível de gratidão em uma pessoa é facilmente identificado ao se observar o nível de felicidade e de prosperidade financeira dela. Se for feliz e próspera, certamente exerce a gratidão. Você deve estar se perguntando como isso é possível, se muitos indivíduos costumam ser gratos, mas continuam sendo infelizes e são dominados pelo fracasso.

Bom, não se engane. Essas pessoas não são verdadeiramente gratas e, por isso, são mal-sucedidas. Agradecer pelas gentilezas pode ser apenas uma questão de educação e não necessariamente de sentimento. E é importante ressaltar que existe uma grande diferença entre esses dois conceitos.

Para você entender melhor, imagine uma pessoa depressiva que faz questão de dizer “obrigado” repetidas vezes por algo que recebeu. Os agradecimentos excessivos são apenas uma forma de chamar a atenção e fortalecer a posição de vítima. Assim, não podem ser consideradas gratas.

A gratidão é um estilo de vida marcado por uma rotina de excelência que não precisa ser ensaiada ou garimpada. Trata-se de algo que sentimos e impacta diretamente em quão felizes e prósperos somos.

A gratidão e a ingratidão são constituídas por características que formam nosso estilo de de vida, podendo ser identificadas facilmente no nosso dia a dia, por meio dos nossos sentimentos e ações. Clique AQUI e assista a um vídeo para entender melhor a diferença entre uma pessoa que é essencialmente grata e uma que é ingrata.

gratidao

Por que comunicar gratidão?

Uma pesquisa realizada por Robert Emmons, da Universidade da Califórnia, afirma que pessoas que comunicam gratidão possuem emoções mais positivas, como alegria e amor. Esse sentimento é como um elixir que nos torna mais alegres, entusiasmados, amorosos e otimistas.

Além disso, também nos protege de sentimentos negativos, como inveja, ressentimento e mágoa, típicas de pessoas que se consideram vítimas do mundo. Quimicamente a vitimização e a gratidão não combinam e é por esta razão que aqueles que se fazem de vítima guardam muita mágoa e raramente conseguem se desenvolver.

De todos os pecados que o ser humano pode cometer, a ingratidão é um dos principais. Ela não faz parte da natureza humana e é a essência da vilania. E o motivo é bem simples: pessoas ingratas são capazes de fazer qualquer coisa, pois não reconhecem nada de positivo que têm na vida.

A gratidão e a ingratidão são constituídas por características que formam nosso estilo de de vida, podendo ser identificadas facilmente no nosso dia a dia, por meio dos nossos sentimentos e ações. Para você entender melhor, veja no quadro a seguir a comparação entre uma pessoa que é essencialmente grata e uma que é ingrata.

Por que ser um doador?

Um dos aspectos mais importantes em relação àqueles que praticam a gratidão é o fato de eles serem doadores e terem isso como parte de seu estilo de vida. Todos os meses reservam algo, como dinheiro ou seu próprio tempo para ajudar outra pessoa, sem exigir algo em troca.

Isso é tão forte na essência deles que, caso não façam, sofrem. E sabe qual é a grande vantagem em ser um doador? Você recebe tudo de volta de formas que nem imagina. Vou explicar melhor. Quando uma pessoa doa uma parte do seu salário para caridade, por exemplo, ela recebe de volta um valor muito maior do que aquele doado.

O dinheiro pode retornar em situações, como uma premiação ou uma grande oportunidade no campo profissional que vai aumentar o salário. Acredite, pois isso realmente funciona. Você tira do que tem, dá para outra pessoa e logo suas finanças melhoram.

Assista ao vídeo a baixo saiba mais como a gratidão é fundamental para que você seja verdadeiramente rico e próspero:

É preciso mudar nosso estilo de vida e nos tornarmos alguém grato e doador para conseguirmos ganhar muito mais do que já conseguimos até hoje. Mas toda mudança requer treinamento e, neste caso, tem um exercício muito importante que pode ajudar.

Confira o passo a passo:
– Pense em três aspectos sobre os quais você é grato e analise por quê;
– Pense em duas pessoas a quem você é grato e diga o motivo de ser grato a elas;
– Relacione dois motivos pelos quais você é grato a Deus;
– Pense em dois fatos que causaram uma dor imensa, mas proporcionaram um importante aprendizado e amadurecimento. Graças a eles você se tornou alguém melhor e é por esta razão que é grato por tê-los vivido. Esse pequeno exercício feito com frequência vai começar a transformar sua vida, em direção à gratidão.

Agora está nas suas mãos! Até a próxima!

Fonte: Dia de Vitória

Comentários

comentários

2 comentários sobre “Como a gratidão pode se tornar um estilo de vida?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *