Por que um elogio pode salvar o dia de alguém?

elogio

Você já parou pra pensar que todo mundo tem algo de bom para ser notado? Quantas vezes você já reparou algo interessante em alguém e não comunicou essa virtude em forma de elogio? Você não tem ideia de como isso pode transformar o dia de alguém. Você não tem noção o quanto um simples elogio pode impulsionar uma pessoas para a realização de grandes coisas!

Mas não adianta querer elogiar ou validar alguém só para ela se sentir melhor ou para levantar sua auto estima. Um elogio precisa ser verdadeiro, precisa vir do coração, porque do contrário disso soa como falsidade. Já parou pra pensar se toda vez que ficasse surpreso com a competência do trabalho de alguém, você comunicasse isso? Ou visse algo bonito em alguém? Quantas pessoas você teria feito mais feliz?

Acho que foi exatamente assim que pensou a professora Sandra Cristina do Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN). Ela criou um método de incentivar seus alunos a ver apenas o lado bom de seus colegas. Com caderno de elogios, criou o hábito da molecadinha ter que, no início ou final da aula, escrever e ler algo positivo sobre os colegas de classe, professores ou funcionários. Não é genial? Uma ideia simples, mas que certamente trará benefícios para o resto da vida dessa turminha.

elogio 3

“Tenho vinte anos de experiência na sala de aula, mas só há dez anos atrás pude comprovar o quanto é importante elogiar e valorizar a autoestima das crianças. A ideia é extrair o que as crianças têm de melhor. Durante alguns minutos, agradecemos por tudo o que temos e pensamos em sonhos que já foram realizados. Apesar de enfrentar resistência no início, aos poucos começamos a alcançar os nossos objetivos.”

Com essa iniciativa, os alunos do quinto ano do ensino fundamental passaram a ter melhor concentração, o que facilita bastante o rendimento nas atividades escolares. Você tem alguma dúvida de que o elogio faz bem tanto a quem pratica quanto a quem recebe o elogio? Certamente essas crianças serão no futuro profissionais satisfeitos e engajados, uma vez que os nutrir relacionamentos interpessoais ajuda a desenvolver esforços extras, de acordo com um estudo de Harvard.

Também acreditando no poder transformador que tem um elogio, o fotógrafo turco Mehmet Genç fez um lindo trabalho registrando mulheres ao serem chamadas de bonitas. Um elogio gratuito, simples, mas claramente poderoso. O nome do projeto não poderia ser mais claro e direto: You Are So Beautiful (Você é tão linda).

elogio

 

elogio

 

elogio

Você viu que é possível transformar o dia de alguém com um simples elogio? Basta se desprender um pouco do ego ou do orgulho e comunicar aos outros o que eles têm de melhor. Você verá, além de outras coisas, o quanto isso trará mudanças para os seus relacionamentos e fará com que as pessoas sintam-se bem em sua companhia!

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *