Como uma família transformou a dor da perda em amor

shutterstock_335912555Mês de outubro já chegou com tudo e além de ser o mês da criança, é também inteiramente dedicado à conscientização e prevenção contra o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma.

O CA, hoje, é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 522 mil mortes estimadas por ano. E entre essa estatística esteve Ana Tereza Fontenele que, aos 32 anos, não resistiu à doença e faleceu, após a retirada da mama.

A cada 10 anos, após sua partida, toda a família de Ana se reunia para lembrar sua morte. Mas em 2016, a família decidiu dar um novo sentido à saudade que sentiam. Por isso, em alusão à data e para ajudar outras mulheres com a mesma questão, a família organizou a Campanha Amor de Ana.

“Numa conversa, onde fomos imaginar o que faríamos nesses 30 anos, percebi que era hora de sanar isso. Ao invés de a cada 10 anos ficar lembrando da morte, no caso a gente ia celebrar a vida. Era melhor eternizar de uma maneira diferente.” Conta Renata Fontenele, filha de Ana

O objetivo do movimento é arrecadar próteses de silicone removível, lenços e diversos produtos, como de higiene pessoal, roupas e cestas básicas, em prol de alguma Associação que trabalhe com ações preventivas ao Câncer de Mama, durante o Outubro Rosa.

Neste ano, a campanha estará arrecadando doações para a Associação Deusas da Mama, localizada em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Formada por mulheres da região, que já venceram a doença, o grupo tem o objetivo de apoiar mulheres que passam pelo tratamento e também atua na prevenção da doença, por meio de palestras, oficinas e diversas atividades.

Em 2017, a Associação tem como tema “A vida pede pressa”, ressaltando a importância de que quanto mais cedo a pessoa em tratamento tiver acesso aos exames na rede pública e ao diagnóstico, maiores serão as suas chances de cura, garantindo e ampliando os seus direitos.

A campanha de arrecadação Amor de Ana acontece desde o dia de 22 de agosto e se estende até o dia 6 de dezembro. A entrega das doações acontecerá no dia 17/12, um domingo antes do natal.

Quer participar também dessa campanha? Confere aqui abaixo a programação da Deusas da Mama:

🌸12/10 (quinta): III Pedalada 🚲 Rosa
Saída: Praça Capistrano de Abreu (percurso ainda a definir)
Horário: às 16h.

🌸16 a 20/10: Deusas de Portas Abertas
Local: sede (provisória) da Associação Deusas da Mama (Rua. Cel. Manoel Paula)
Horário: das 8h às 11h
(Associação aberta a visitação da comunidade). Nesta semana serão realizadas conversas com relato das experiências de quem passou pelo câncer de Mama; orientações sobre como realizar o autoexame e importância da Mamografia para o diagnóstico imediato,

Cadastro de mulheres com câncer de mama para distribuição das próteses de silicone removível e lenços em 2017, divulgação da Campanha Amor de Ana e venda de sutiãs e copos;

🌸Dia 22/10 (domingo): Participação da caravana das Deusas na Caminhada Rosa do Ceará.
Local: Avenida Beira-Mar, em Fortaleza;
Horário: 16h

🌸Dia 27/10 (sexta): Oficina para as Deusas – Workshop Empresa Acrilex de pintura em tecido ministrado pela Profa. Fran Rodrigues
Local: sede (provisória) da Associação Deusas da Mama (Rua. Cel. Manoel Paula)
Horário: às 9h.
Patrocínio: Empresa Acrilex

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *